7 de fevereiro de 2016

PORQUÊ QUE AS ÁGUAS DOS MARES SÃO SALGADAS E A DOS RIOS É DOCE?



PORQUÊ QUE AS ÁGUAS DOS MARES SÃO SALGADAS E A DOS RIOS É DOCE?



Sem sombra de dúvidas ja te perguntaste o porque as águas dos Mares são salgadas que as dos rios e lagoas, pois não? Mas hoje resolvemos matar essa maldita curiosidade esplicando detalhadamente a razão desse fenómeno nos pontos a seguir:

1 – Primeiro fique sabendo que toda água, isto é, a dos Mares, Rios e Lagoas contém Iões, so que, nos oceanos, a quantidade é maior devido a um processo que começou há milhões de anos. A chuva foi diluindo os minerais presentes na superfície terrestre e  carregando-os para o mar. Ao mesmo tempo, vulcões submersos foram lançando elementos químicos na água, contribuindo para o aumento da salinidade. E esses fenômenos ocorrem até hoje.

2 - Estima-se que os oceanos recebam anualmente 2,5 milhões de toneladas de sais variados. Aí você perguntou – se: será que os Mares ficam mais salgados a cada ano que passa? E nós respondemos  que não, sabes porquê? É porque eles “os Mares” também perdem sal. Pois os crustáceos, tartarugas, Moluscos, estrelas do mar, entre outros animais marinhos, utilizam o sódio e o cálcio diluídos na água para construir suas conchas e carapaças. É por essa razão que a salinidade média de mares e oceanos ao redor do mundo mantém-se mais ou menos estabilizada em 3,5% ou seja, 3,5 gramas de sais “CLORO e SÓDIO” para cada litro de água.


3 –A dos rios, lagoas e o maior numero de lençois subterrâneos é doce porque as mesmas tem uma salinidade próxima a zero%.

E agora? a curiosidade ja se foi? 

Partilhe

Postagens Relacionadas

PORQUÊ QUE AS ÁGUAS DOS MARES SÃO SALGADAS E A DOS RIOS É DOCE?
4/ 5
Oleh

Subscreva-te

Digite o seu email e receba as novidades do site directo no seu e-mail